quinta-feira, 2 de junho de 2016

PECADO DA CARNE




PECADO DA CARNE


Em um sanduba de pernil de porco um pouco da história do Comércio em Salvador-BA.

Caminhávamos pelo Comércio pois à época mantínhamos um escritório no bairro à Rua dos Algibebes. (O bairro é o centro nervoso da capital, que, mesmo expandindo as suas fronteiras empresariais, ainda se mantém vivo). Eu e mais dois amigos. Nas horas em que a fome dava as cartas, saíamos buscando lanchonetes e restaurantes. Era cada "descoberta" digna dos três "parceiros cemitérios" - comemos de tudo!!!

Havia um restaurante cujo prato tinha um preço único, bastante razoável, cabendo ao faminto colocar a quantidade que bem desejasse. O limite estava na carne servida por um funcionário da casa. Tudo o mais era consumo livre, desde que colocado em um único prato e em uma única vez... Um de nós, o mais magro, realizava montanhas colossais e isso era motivo de mote e muito riso (nem morto revelo o nome do Luiz, apelido Murrinha)...

Uma lanchonete com mais qualidade era do Vigor. Um cara paciente e amigo. Desses que cabe muito bem ser chamado de "gente boa". Sucos e sanduíches sempre no capricho. Com preço bom, qualidade e proximidade, essa lanchonete era a preferida. Embora isso não eliminasse sair em busca de novas possibilidades.

E foi assim nesse espírito de aventura gastronômica que conhecemos o MANOLO - REI DO PERNIL. Lugar, digamos, mais simples naquele tempo, contava com o carro chefe um sanduíche de pernil, servido com generosa porção de carne suína em um pão francês (às vezes dormido) aquecido em um forno elétrico, uma banda de limão e refrescos de pelo menos seis sabores.

Um verdadeiro pecado da carne! Delicioso!! Magnífico!!! Inigualável!!!! Único!!!!!

A casa de espanhóis se mantém há 80 anos de geração a geração e exibem um slogan que asseveramos verdadeiro:

QUEM EXPERIMENTA NUNCA ESQUECE". E era muito engraçado, inusitado, pitoresco, ver tanta gente engravatada e bem vestida, de pé, comendo a toda pressa o delicioso sanduba!

A casa passou por uma reforma. O ambiente melhorou e muito.


UM SENÃO...

Uma pena é a localização. O Comércio agoniza com seus prédios mal conservados, suas ruas com aparência tenebrosa, mesmo com os constantes anúncios governamentais de revitalização...

A Página que pode ser visitada:

https://www.facebook.com/Manolo-O-Rei-do-Pernil-309822722…/…





BLOG
RASCUNHO1966
www.rascunho1966.blogspot.com.br
VISITE - CURTA - COMENTE - COMPARTILHE


GRUPO PÚBLICO
CRÔNICAS NORDESTINAS
https://www.facebook.com/groups/cronicasnordestinas/
VISITE - CURTA - COMENTE - COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...