terça-feira, 31 de maio de 2016

GAIATO, FRETEIRO, PÂNDEGO mas DE SANTO ANTONIO de jesus, VIU





GAIATO - FRETEIRO - PÂNDEGO - mas

DE SANTO ANTONIO de jesus - VIU?


O mês de junho está às portas. Esse traz uma série de eventos que dão ao mês uma áurea de festa. E que festa, a melhor dentre todas: A festa de São João. Mas isso fica quase para o final do mês e antes disso outras boas coisas acontecem...

Para os crédulos e para os fiéis o mês abre com a celebração da trezena de Santo Antonio (1 a 13). Oportunidade para as muitas preces ao santo dito casamenteiro... Haja súplicas aos céus!!!

Sobre isso já circulam pelas redes sociais as imagens que dão conta seja do desejo particular, seja do ensejo das amizades para que o milagre aconteça em algumas vidas ainda solteiras e para as quais a esperança fica renovada durante o mês. Não raro ouvir que a imagem do citado santo é posta de cabeça para baixo, o chamado de ponta-cabeça, como uma forma de "pressioná-lo". Coisas da fé... que aqui tratada com respeito não deixa espaço para qualquer comentário de outra natureza. Contentemo-nos com o fato!

Outro dia, modo de dizer, pois já fazem mais de dois anos, visitava o renovado Mercado do Rio Vermelho, conhecido como Ceasinha do Rio Vermelho. Ambiente fora melhorado de uma forma pouco imaginada. Amplo, bem construído, ordenado, com lojas servindo todo tipo de produto: frutas, verduras, flores, bebidas, alimentos diversos, artesanatos, frutos do mar, etc. Conta com uma boa praça de alimentação que propicia um lazer diferenciado durante as noites dos finais de semana, além de um espaçoso estacionamento.

Percorria as lojas com dobrada atenção aos detalhes, quando em uma de artesanato, deparei-me com duas belas jovens senhoras em busca de uma imagem do santo casamenteiro. Difícil não ter a atenção atraída, pois eram "assim tipo muito bonitas" apesar da idade beirar o meio século de vida que ora eu vivencio. Sempre fui "acusado" de "freteiro"! Gente! Quanta injustiça...

Desentendido dessas questões da fé, perguntei quem era o santo que a essa altura já estava na mão de uma delas. Solícitas responderam que se tratava de Santo Antonio. Mais desentendido ainda questionei por que não São João... E a resposta foi: estaremos rezando para conseguir um namorado!!! Oia... Espia...

Apesar de pândego, afeito à patuscada junina, apenas para usar as palavras habituais do mestre MACHADO DE ASSIS, sou como se sabe respeitador. Tipo que não fica por aí procurando graça, mas a situação era quase como uma resposta antecipada àquelas futuras preces.

- Olhem moças. Sou de Santo Antonio de Jesus, logo, creio firmemente que ele, o santo, já antecipou a benção em virtude de conhecer previamente o desejo do coração de vocês. Resta-nos agora aceitar que o destino cuidado pelo Antonio nos coloca agora frente a frente. Vocês não precisam mais gastar esse dindim com a imagem. O pedido de uma de vocês está aqui, agora, materializado! Eu!!!

Encurto a narrativa pois a cara feia, de desprezo, de quase birra das duas não carece de maiores detalhes. Usei a tática do velho leão da montanha: saída providencial pela direita! (Só quem tem mais de quarenta deve lembrar...).

Enfim, rezas e crenças, festas santas e profanas, celebrações e alegrias, o mês de junho é mágico! Carrega uma alegria peculiar, comidas que são do agrado da maioria, bebidas deliciosas, música dançante e de qualidade e a gente fica como que encantado com tudo o que vê e experimenta. É a minha festa predileta!

Quanto ao Mercado recomendo a visita.
Quanto à festa - recomendo a alegria!
Quanto à fé - bem, isso fica para depois... mesmo assim, desejo a todas as amigas a sorte grande de um grande amor!



BLOG
RASCUNHO1966
www.rascunho1966.blogspot.com.br
VISITE - CURTA - COMENTE - COMPARTILHE



GRUPO PÚBLICO
CRÔNICAS NORDESTINAS
https://www.facebook.com/groups/cronicasnordestinas/





VISITE - CURTA - COMENTE - COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...