domingo, 22 de maio de 2016

CAFÉ - MANIA, PRAZER, VICIO



CAFÉ - MANIA, PRAZER, VICIO?


Meio século de vida já foram para o ralo. Melhor, foram para a história... E eu mantenho há alguns anos (muitos) um hábito prazeroso: beber café!

O café ora é um bem para a saúde em geral, estimulante, etc... Ora é um pecado a ser evitado pois os males do desinfeliz são inúmeros. Vai da época, da "pesquisa" dita científica, dos interesses envolvidos... De qualquer modo vale o dito mais antigo que o próprio café: "tudo em excesso faz mal".

Controvérsias à parte eu sigo com esse prazer, passar um café, "café da hora", experimentando diversas técnicas: coador de papel, coador de pano, cafeteira elétrica, cafeteira italiana, esquentar a água e despejar sobre o café, esquentar a água com o café, máquina de café expresso e similares, etc. Várias maneiras de preparar o bendito, vários tipos, vários prazeres vivenciados.

Pronto o café, sentar e degustar lentamente! Curtindo a experiência do aroma ao paladar adquirido aos pequenos goles!

Aqui perto, não sei que casa, toda tarde sobe um cheiro de café que causa sensações diversas. Uma delas: - porque o café do vizinho cheira mais que o seu? Dá vontade de gritar e pedir uma xícara nada modesta...

Conheço muitos estabelecimentos em Salvador que servem a bebida. Cada um a seu modo, tipo, preço e qualidade. Um destaque é o Café Salvador, no Shopping Salvador Norte. Tem um expresso dos "deuses". Esse é TOP!
No Shopping Barra o Pereira serve um café também digno de ser provado!


Tenho uma curiosidade no que diz respeito aos cafés exóticos: provar o JACU BIRD. Café produzido com sementes evacuadas pelos jacus numa fazenda de café lá para as bandas das Minas gerais. Uma iguaria cujo quilo pode chegar a R$ 300,00.

Enfim, mania, prazer, hábito ou vício, beber café é um ato que não abandonarei (assim espero) ainda por mais alguns anos. Muitos se depender apenas da minha soberana vontade!

E, se o danado vier combinado de uma companhia agradável e de uma boa prosa... ele se torna tão bom quanto a mais perfeita dose do melhor vinho!


BLOG
RASCUNHO1966
www.rascunho1966.blogspot.com.br
VISITE - CURTA - COMENTE - COMPARTILHE


GRUPO PÚBLICO
CRÔNICAS NORDESTINAS
https://www.facebook.com/groups/cronicasnordestinas/
VISITE - CURTA - COMENTE - COMPARTILHE





Nenhum comentário:

Postar um comentário


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...