terça-feira, 1 de março de 2016

NOVELEIRO SIM!




NOVELEIRO SIM!


Quem me telefonou a noite, deve ter percebido um hábito (antigo): mesmo não estando diante da TV eu costumo deixá-la ligada após dois dos principais jornais do país. Fico “ouvindo” e quando algo requer a minha atenção eu simplesmente me viro. Não requer esse ato que esteja voltado para o aparelhinho no rack.

Várias vezes me perguntaram se estava assistindo novela... Nesse quesito eu posso afirmar ser um noveleiro! E isso desde o tempo da deliciosa novela O Cravo e a Rosa – 2000-2001. Baseada na peça teatral de Shakespeare A megera domável.

Nessa época, de tão gostosa a trama televisiva, eu largava o escritório/curso de computação, deixava uma dupla de monitores cuidando da primeira turma da noite, corria para casa a fim de tomar banho e jantar... Leia-se: ir ver a novela!






Havia certo preconceito contra homem ver novela que se expressava em gozações jocosas e eu pensava: jamais terei esse dom de entreter como ator. O que esses artistas fazem interpretando outras vidas é, na maioria das vezes, magistral. Então, com o Cravo e a Rosa, eu passei a ser noveleiro!

Ultimamente não tenho ficado ligado nas novelas. Preocupações, livros, blog pessoal, há sempre alguma coisa para onde oferecer a minha atenção. A qualidade caiu talvez refletindo a crise generalizada em que o mundo anda metido. Há um novo momento e, quem sabe, os escritores não conseguiram captar e entregar um produto de relevância.

Mesmo não acompanhando os enredos, algo tem chamado a minha atenção: cada vez mais personagens lendo, citando obras literárias, declamando poemas de escritores famosos. E isso tem sido um movimento recorrente. O que chama atenção dos telespectadores para o bom hábito da leitura.

E a novela além de entreter reproduz uma cultura a ser copiada pelo público.

Enfim, noveleiro ou não, a dica é ler!


OZEAS CB RAMOS
www.rascunho1966.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...