terça-feira, 27 de outubro de 2015

TERCEIRA VERDADE INEXORÁVEL - 3/3

A VIDA É IMPESSOAL


Quando reclamamos da vida personificamos o impessoal.

Usando expressão de Fernando Pessoa "o espasmo essencial" que traduzo como dor da vida e da existência, é em si, uma alta conta que pagamos a todo instante. Meramente por existir.

Mas esse permanece imaterial, impessoal. Logo não dá a mínima para as lamentações do ser. Essa cruel constatação chama-se finitude e ela nos define.

Portanto, a atitude face a indiferença da vida, seja frente aos momentos de colisão cósmica em que um vivente experimente a dor, o sofrimento, as vicissitudes naturais de maneira mais acentuada, deve ser de moderada resignação. Reclamar que seu umbigo sofre muito mais além do suportável é uma pobre e miserável tentativa de exaltação de si mesmo. É reclamar valor para a sua existência em detrimento de tantos outros que assim tornam-se menos merecedores.

Urge cultivar a paciência. Em respeito ao cerimonial natural que perpassa por igual a todos os viventes. Se você intui e percebe essa passagem é por que graças à vida, seu nome ainda consta em seus anais.

No "miolo do tempo" somos todos iguais. É dele, o tempo, as chaves...

Mas sendo assim, onde buscar o apoio para avançar naqueles dias em que se atravesse um "vale sombrio"?

Você terá disponível mais de dez mil seres antropomorficamente criados, se estiver em acordo com a sua natureza, ou, erguer a fronte, respirar profundo, olhar para os lados, perceber aqueles que caminham ao lado a mesma trilha. Seguir o "fluxo" e encontrar nos caminheiros a força necessária para avançar sempre. Seja em uma palavra, em um abraço, ou em um olhar. Seguir até que chegue o seu tempo!

No dizer pirata: Vamos marujos. Levantar âncora, içar as velas, desfazer as amarras.


Vamos. O horizonte está logo ali.


OZEAS CB RAMOS
www.rascunho1966.blogspot.com.br


LEIA TAMBÉM: SEGUNDA VERDADE INEXORÁVEL - 2/3

Um comentário:


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...