segunda-feira, 27 de julho de 2015

CUSCUZ COM LEMBRANÇAS



CUSCUZ COM LEMBRANÇAS

Mesmo com a carniça aqui vendo todos os filmes em DVD que comprou ontem à tarde e eu lutando para que aceitasse dormir mais cedo do que havia planejado... (ele aqui comigo chega avisando: hoje eu vou dormir tarde!) minha noite de sono começou pouco depois das 22 PM.

Como acordei às 4 AM tive tempo de ouvir o galo cantar logo no amanhecer do dia. Os vizinhos aqui ao lado criam galinhas.

A fome bateu cedo, como costumeiramente acontece, e aí quando o galo cantou eu me lembrei de um café da manhã em um restaurante na estrada, muito depois de Picos, no Estado do Piauí, nessas tantas idas e vindas ao Maranhão. Eles serviam um café caprichado com muitas opções de acompanhamento ao cuscuz. Carne do sol, bife, carne de sertão, ovos, ensopado de carneiro, e a que escolhi - ensopado de galinha! Uma xícara de café com leite nada modesta completava o prato. Bem verdade que a penosa daqui era congelada e de granja e a de lá criada solta no quintal, sendo muuuuuitoooooo mais gostosa. Como quem não tem quintal caça com granja mesmo ao menos essa estava temperada desde a noite (alho, sal, pimenta do reino e gengibre em pó).

Amo a estrada. Amo viajar... Seja dirigindo, o que eu penso ser melhor para ir paralelamente fotografando as coisas pelo caminho, como as nuvens, as pedras, os rios, matas, o sol em qualquer hora do dia, as flores... ou ainda que seja em um ônibus, sentado e apreciando a vista que passa veloz pela janela, quando não dormindo o sono dos quase justos, sempre surge uma boa conversa para completar a contemplação. Eu bem que prefiro a estrada que me coloca junto ao campo, ao verde das matas, das montanhas, animais (e como tem jegue na estrada que corta o Piauí) àquela que passa paralela ao mar.

Amo as lembranças todas, as histórias todas e as estórias que aqui e ali "surgem"... e que por conta dos rascunhos se confundem entre a verdade “verdadeira” e a ilusão que tempera essa vida de caminheiro escrevente.

Hoje foi assim: cuscuz acompanhado de boas lembranças!

OZEAS CB RAMOS
www.facebook.com/rascunho1966

Nenhum comentário:

Postar um comentário


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...