sexta-feira, 5 de junho de 2015

ASSOCIAÇÃO DE ATEUS E AGNÓSTICOS


Outro dia tomei conhecimento de uma associação que reúne e representa ateus e agnósticos. No primeiro momento eu tentei entender porque uma associação dessa natureza e a qual fim ela destinava para justificar a sua existência. Foi depois de muito buscar essa valia que encontrei uma que parecia verossímil: dar visibilidade, unir e representar seus afiliados em especial contra um preconceito nada velado contra aqueles que tecem afirmações contraria a fé comum.

Em seguida visitei o site da instituição e a página aqui no Face. Confesso uma dose de ingenuidade, pois abria a página na esperança de encontrar um espaço de troca de conhecimento, experiência, e de liberdade do pensamento.

A primeira impressão logo ao abrir a página, se quiser ser simplório, foi de espanto. A sensação à medida que lia as postagens era de náusea daqueles dias mais sombrios em crise aguda de virose.

Não me lembro de ver/ler tanta porcaria reunida em uma única página. Imagens e vídeos preconceituosos, desrespeitosos, infames, estúpidos, e mais um sem número de adjetivos dessa ordem.

Ainda mais negativos os comentários, salvo alguns lúcidos humanos, que ainda se dão ao trabalho de pontuar a maneira deseducada como são colocadas muitas opiniões. Um amigo após acessar a mesma página confidenciou: "sem comentários".

A liberdade enquanto princípio fundamental é ali usado para achincalhar a fé alheia e aí quando se perde o valor das argumentações. O uso de um espaço público, ou privado que fosse, para demonstração de um pensar radical descabido e que não é desencorajado por aqueles que administram tal página. Exibem um fundamentalismo comparado aos grupos religiosos mais radicais.

Quando eu faço aquilo que critico deixo passar uma oportunidade de mostrar meu pensamento e me faço pior do que aqueles sobre quem mantenho divergência filosófica. A disputa, a discussão, é do campo das ideias. Deixando a cada um o direito de seguir ou mudar sua maneira de pensar e agir.

Se esse não é o pensamento de seus líderes a página, no Face, em si não deixa dúvida: a estupidez e a irracionalidade está igualmente exposta com radicalismo exacerbado e desmedido. Aquele que professa uma fé, qualquer que seja ela, e quão desprovida de lógica e razão seja, merece a mesma liberdade que reclamos por não exercer fé, duvidar dos dogmas e postulados religiosos.

Liberdade e respeito é a chave!!!


OZEAS CB RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...