terça-feira, 8 de abril de 2014

MAIS UM DOMINGO



MAIS UM DOMINGO...

Voltei um velho hábito - deitar mais cedo. E aí o caboclo acorda mais cedo. Hoje foi quatro da manhã, madrugada ainda, portanto. Mas eu prefiro assim. O dia corre melhor e sobra tempo para todas as atividades. Porém esse acordar mais cedo é para atender a minha necessidade de escrever. Não há barulho, celular não toca, não há chamados no facebook. Fica mais fácil deixar as idéias correrem da imaginação para o arquivo no Word. A produção de hoje foi: Uma e meia página digitada; uma leitura geral; algumas correções e fazer backup.
A pia já gritava por ter pratos, panelas e talheres lavados. É aqui as coisas gritam para serem atendidas. Como o cafofo é pequeno, de tão pequeno que não falo em metros quadrados, e sim em centímetros quadrados, eu ouço sem dificuldades. A pia, bacia com roupa de molho, e banheiro, gritam. Nem bem a pia fora atendida e a bacia já me olhava com ar de pedinte. Como que dizia: vai me deixar aqui?
Assim roupas lavadas, colocadas lá fora no varal, aproveitando o sol que já anunciava que o dia seria quente.
Ainda tentado voltar a escrever, pois os personagens falam todo tempo, querem atenção.
Fui sentar no trono eterno, quando ouvi:
− Pai, cadê você? – É a senha para dizer que acordou e já está com fome. O nego sempre acorda morto de fome.
− Calma meu filho, já estou providenciando.
O café com um iogurte e um pão com queijo foi tratado com rapidez. E ele logo estava deitado no sofá vendo seus desenhos em DVD.
Começo a arrumar o quarto que sempre fica uma bagunça, quando meu chefinho diz:
− Pai amanhã minha folga acaba, não é?
Oportunidade para chamá-lo para uma conversa de homem para homem. Conselhos para que tenha atenção, pois as coisas mudarão a partir de agora. Mais tarefas para casa, mais estudo, mais responsabilidades. Ele parece entender. Aproveitamos e arrumamos as coisas que ele vai levar quando retornar para casa.
Varrer a casa, passar pano molhado e lavar o banheiro, seguem ordem das tarefas até que esteja pronto para começar o almoço.
− Pai, você faz espaguete com molho de tomate? Apenas molho de tomate, sem mais nada?
Seria mesmo macarrão o que facilitou atender ao pedido. Uma salada caprichada e alguns steaks de frango fritos completam o prato.
Deu para ouvir a Marieta perguntar:
− Salada de que coroa?
Então vai: Tomate, pepino, batata, chuchu e ovos cozidos.
Almoço na pança, e fui descansar um pouco enquanto o sono vai chegando de mansinho. Chegando de mansinho...
Já era!
Ainda estava morto quando meu quero-quero chama. Pai eu quero fazer cocô; pai, eu quero lanchar; pai... pai...
Atendidas todas as necessidades lá vamos nós. Eu voltei a escrever e ele foi ver mais desenhos.
Iremos logo mais à praça tomar salada de frutas com sorvete e ver as “nega bunita passá”.
Meu domingo é assim. Só mais um domingo...

OZEAS CB RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...