segunda-feira, 25 de março de 2013

TOPÓ 1 - PRIMEIRAS HISTÓRIAS



- PRIMEIRAS HISTÓRIAS

Estava em frente ao PC e iria começar a rascunhar sobre uma figura ímpar que não sai de minha memória. Quando perguntei algumas coisas a um de seus filhos, ele me falou que (hoje) era aniversário de sua morte. Eu não sabia e disse a ele não pensar no pai dele como estando morto. Afirmo que algumas pessoas não deveriam morrer, das quais ele seria uma. Tenho certeza que ele adoraria conhecer Miguel conversador. E Miguel adoraria aprontar por lá...

O que eu estava lembrando segue agora.
Ele me chamava de gordo. Época que eu era magro se comparado a hoje. Mas para ele era gordo, como um apelido.

Topó como ele era chamado. Vindo de Belém próximo a Cachoeira, cidade que eu fazia questão de comentar com ele porque sempre puxava assunto. Ele gostava de conversar.

Era barbeiro de profissão. Eu o chamava de cabeleireiro apenas pra vê-lo reagir contrário, mostrando sua carteira funcional, sindicalizado, etc..

Topó me diga: quem faz barba é barbeiro. Quem corta cabelo é cabeleireiro.
- Gordo, já te falei, sou barbeiro, olhe a minha carteira aqui. Leia o que diz. O “ficar retado” dele era engraçado mais que irado. Não me lembro dele sem paciência.

Outra coisa que ele detestava: quando eu o chamava de “meu sogro”.
- Gordo, já te falei, brinque comigo, com tudo, menos com minhas filhas.

A barbearia mudou algumas vezes de endereço em meus quase 30 anos de cliente abusado. Mudava o endereço mais algumas coisas eram sempre as mesmas. O barbeiro e seus “discípulos”, a cadeira que eu não acertava usar outra, a conversa e os abusos, e uma placa confeccionada com palitos de fósforos disposta na parede em frente à porta de entrada:


Não passe sem olhar
Não olhe sem entrar
Não entre sem cortar
Não corte sem pagar
Barbearia Topó

É isso. Próximo rascunho lembrarei de quando fiz minha primeira barba.

OZEAS CB RAMOS


PARTE 2 - TOPÓ - PARTE 2

PARTE 3 - TOPÓ - PARTE 3



Nenhum comentário:

Postar um comentário


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.
COMENTE - DEIXE SUA CRÍTICA, ELOGIO OU SUGESTÃO.
Aproveite e veja também outras postagens desse BLOG.
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...